Muitos MEIs tem dúvidas com relação a contratação de funcionários, e muitas perguntas surgem, como: Posso contratar funcionários? Quantos? Quanto devo pagar? entre outras.
E pra te ajudar nós preparamos esse artigo, para você saber quais as regras que os microempreendedores devem seguir ao contratar um funcionário.
O Mei pode contratar funcionários? Quantos?
Claro que sim! O Mei pode contratar funcionário, porém de acordo com a legislação, o Microempreendedor Individual pode ter apenas um único funcionário.
Mas já existe um projeto tramitando na Câmara, já aprovado pelo Senado Federal, o Projeto de Lei Complementar nº 108/2021, que prevê aumentar o limite de faturamento do MEI, a partir de 01/01/2022, para até R$130.000,00 anuais, e também permitir a contratação de até dois empregados.
O funcionário do MEI deverá ganhar até um salário mínimo nacional, regional ou o piso salarial de sua categoria. E vale lembrar que o contratado deve ser maior de 16 anos e a atividade prevista esteja dentro dos requisitos do MEI
Quais os direitos do funcionário do Mei?
O funcionário do MEI tem os mesmos direitos básicos de qualquer outro empregado, como:
Salário mínimo ou piso da categoria quando houver
Repouso semanal remunerado – RSR, preferencialmente aos domingos
Férias anuais acrescidas de 1/3
Décimo terceiro salário
Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS
Pagamento de INSS
Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais (duzentos e vinte horas mensais), facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho
Horas extras, com pagamento de no mínimo 50% a mais que a hora normal
Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno
Vale transporte
Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário
Multa 40% sobre o FGTS em caso de dispensa sem justa causa
Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço
Adicional de remuneração para as atividades insalubres ou periculosas
Salário maternidade
Outros direitos também poderão ser instituídos através de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) tais como cestas básicas, ticket alimentação, plano de saúde. Procure o sindicato dos trabalhadores para saber quais e quanto custam os benefícios do seu funcionário. Isso te ajudar a calcular qual vai ser o custo para manter esta pessoa em sua empresa.
Como o funcionário do MEI deve ser registrado?
Para registrar um funcionário MEI, é preciso a seguinte documentação:
CPF;
RG;
Cartão PIS (Programa de Integração Social);
Atestado médico admissional;
Declaração de rejeição ou requisição do vale-transporte;
Certidão de casamento ou nascimento;
Certificado militar;
Carteira de trabalho e Previdência Social – CTPS;
Declaração de dependentes para imposto de renda na fonte.
Com os documentos em mãos:
Anote a data de admissão na carteira do funcionário, assim como as eventuais condições especiais de cada caso (em caso de CTPS seja física);
Depois, a carteira de trabalho deve ser devolvida ao funcionário, em um prazo de até dois dias. Elabore um termo de recebimento e o guarde como prova da devolução (em caso de CTPS seja física);
Em caso de dependentes do funcionário, o MEI precisa preencher a ficha de salário família e cadastrar no eSocial, assim como os dados do empregado (mais abaixo, daremos mais detalhes sobre o sistema);
Se o funcionário ainda não tiver cadastro do PIS, cabe ao Microempreendedor cadastrá-lo.
Dica Extra do Jornal Contábil:MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
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O Mei pode contratar funcionários? Quantos?
Claro que sim! O Mei pode contratar funcionário, porém de acordo com a legislação, o Microempreendedor Individual pode ter apenas um único funcionário.
Mas já existe um projeto tramitando na Câmara, já aprovado pelo Senado Federal, o Projeto de Lei Complementar nº 108/2021, que prevê aumentar o limite de faturamento do MEI, a partir de 01/01/2022, para até R$130.000,00 anuais, e também permitir a contratação de até dois empregados.
O funcionário do MEI deverá ganhar até um salário mínimo nacional, regional ou o piso salarial de sua categoria. E vale lembrar que o contratado deve ser maior de 16 anos e a atividade prevista esteja dentro dos requisitos do MEI
Quais os direitos do funcionário do Mei?
O funcionário do MEI tem os mesmos direitos básicos de qualquer outro empregado, como:
Como o funcionário do MEI deve ser registrado?
Para registrar um funcionário MEI, é preciso a seguinte documentação:
Com os documentos em mãos:
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
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Fonte: Jornal Contabil
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